pós-graduação

O Programa de Extensão Horizontes terá nova atividade marcada para a próxima quinta-feira (2), às 20h, no Auditório Dom Antônio Zattera. Com o tema “A Espiritualidade na Perspectiva do Cuidado”, a palestra contará com a participação da professora e doutora Isabel Cristina de Oliveira Arrieira. 

Organizada pelo Projeto Espiritualidade e Saúde, integrante do Horizontes, a atividade propõe analisar a espiritualidade a partir da perspectiva do cuidado, explica o professor Paulo Gubert. “A espiritualidade constitui uma dimensão importante da vida humana e está diretamente vinculada à manutenção e ao revigoramento da saúde física, mental e social”, diz. 

Conforme o docente, nos últimos anos, muitos estudos têm apontado para benefícios como redução da ansiedade, do estresse, da depressão, bem como a melhoria da qualidade de vida de quem cultiva a espiritualidade. “Já faz algum tempo que a OMS entende que saúde é um ‘estado dinâmico de bem estar físico, mental, social e espiritual’ e não meramente a ausência de enfermidade”, avalia o docente. 

Por conta do aumento do número de casos de Covid-19, as vagas presenciais foram limitadas e já estão preenchidas. Entretanto, o evento também poderá ser acompanhado pelo Canal Theo Philo no YouTube.

A palestrante do evento é doutora em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é coordenadora do Projeto de Extensão Ser Saudável e do Programa de Extensão Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Conheça o Horizontes 

O Programa Horizontes foi idealizado com o propósito de aproximar acadêmicos dos cursos de Filosofia, Teologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Serviço Social, Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia da comunidade pelotense e demais cidades da região por meio de ações que propiciem a troca de saberes. Já o Projeto Espiritualidade e Saúde tem por finalidade apresentar os entrecruzamentos entre a pluralidade espiritual e a saúde integral. Também integra o Programa o projeto Duas Palavras. 

Redação: Jackson Crizel