pós-graduação

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) disponibiliza a partir do dia 12 de abril curso on-line sobre parapsicologia. Voltada a agentes pastorais, profissionais e estudantes das áreas de ciências humanas e interessados no tema, a qualificação situa a parapsicologia como forma de conhecimento da fenomenologia paranormal a partir de um panorama histórico e conceitual.

Responsável pelo curso, o professor Fábio Raniere Mendes explica que as inscrições para participação terão fluxo contínuo, permanecendo abertas durante todo o calendário acadêmico da universidade. O curso será dividido em nove módulos interativos, apresentados através da plataforma Moodle, com temáticas sobre a origem da parapsicologia, histórias e polêmicas que envolvem esse tema.

Na avaliação de Mendes, a qualificação visa promover a parapsicologia como ciência, ajudando a desmistificar fenômenos atribuídos ao sobrenatural. “O curso vai oferecer um panorama global de como a parapsicologia se situa e porque ela ainda é alvo de críticas”, explica.

Grandes teóricos que abordam a parapsicologia na perspectiva científica, como padre Quevedo, Frei Albino Aresi, Benjamim Bossa e Wellington Zangari foram usados na bibliografia. A qualificação vai tratar ainda da classificação dos fenômenos parapsicológicos; apresentar as escolas parapsicológicas: telepatia, telecinésia e ectoplasmia; e abordar assuntos como clarividência; precognição; psi-gama; psi-Kappa; xenoglossia; psicografia; pantomnésia, aparições e possessões.

O curso on-line terá a duração total de 40 horas, sendo necessária a participação em 75% das atividades propostas como fóruns, tarefas e pesquisas para emissão de certificado. Mais informações estão disponíveis no site inscricao.ucpel.edu.br/curso/parapsicologia. As inscrições poderão ser feitas a partir de 12 de abril.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101